Resenha de: A Piada Mortal

 


A Piada Mortal é uma história oneshot de 47 páginas escrito pelo o incrível Alan Moore, que escreveu muitas histórias famosas, como watchmen. Foi desenhada por Brian Bolland, que desenhou muitas obras incríveis, como: Camelot 3000 é Batman Preto e Branco. Esse quadrinho e muito aceito pelos fãs, até nos dias de hoje, como origem definitiva do Coringa, que é um dos maiores vilões da DC Comics, e dos quadrinhos.

Contexo histórico:
A Piada Mortal foi publicada depois de 3 anos do lançamento de Crise nas Infinitas Terras, um momento onde vários personagens estavam sendo reescrevido.
Superman estava tendo seu passado de Krypton escrevido pelo John Byrne, a Mulher Maravilha estava sendo reinserida no universo pós-crise pelo George Perez, é o Batman estava tendo o passado e o futuro reescritos pelo Frank Miller, em Batman, O das Trevas, e Batman: Ano 1

Então, nesse novo universo pós-crise, que tentava ser mais sério,não cabiam as origens da Era de Ouro, então foi ai, que surge A Piada Mortal!

A Piada Mortal:

Nessa história novamente o Coringa foge do Arkhan e começa a colocar em prática um plano para provar um certo ponto de vista: a ideia de que qualquer um pode se torna um monstro, em apenas um dia ruim! Enquanto a história rola, vemos alguns flashbacks de uma história que pode ser a verdadeira origem do Coringa.

Nessa versão, O Coringa era um comediante fracassado, sem emprego, e com a esposa grávida. Para dar a melhor condição a sua família, ele concorda em participar de um roubo em uma empresa de produtos químicos. Então, no dia do roubo, a esposa dele morre, ele é obrigado a continuar com assalto, mas é impedido pelo Batman e acaba caindo em um tonel de produtos químicos. A química deixou ele com a pele branca, os cabelos verdes, e toda locura do dia, o deixou louco. Essa é a historia secreta do coringa, resumindo.

No presente, o Coringa tenta provar sua ideia de que um dia ruim, pode tornar até a pessoa mais racional do mundo, em um maluco. Então ele escolhe o alvo: comissário Gordon.

Então, para isso, ele compra um circo, invade a casa do comissário Gordon, e atira na Bárbara Gordon, ex batgirl, deixando-a paraplégica (é por isso que ela vai virar a oráculo depois) depois ele sequestra o comissário, para uma sessão de tortura psicológica em seu circo de aberrações.

Depois de toda a tortura o Batman chega para enfretar o Coringa.
o comissário resiste fortemente a tortura, e continua sendo uma pessoa boa. Depois acontece uma luta entre o Batman e do Coringa e no fim, o Coringa, louco como sempre, conta uma piada sobre duas pessoas loucas tentando fugir do hospício.


Eu não entendi a piada então não vou explicar.
muitas pessoas acreditam que o Batman matou o Coringa, mas na real não se sabe oque aconteceu realmente nessa página.

Mas enfim, essa foi a resenha, na minha opinião eu acho esse Quadrinho obrigatório pra quem tá começando a ler batman, ou pra quem é fã e nunca leu.
Bom aqui tá o link da amazon para você adquirir: https://www.amazon.com.br/Batman-Piada-Mortal-Alan-Moore/dp/8573515473
mas pra quem não liga em ler online, vou deixar o link do hq dragon: https://hqdragon.com/hq/njm3mw/6373-batman-a-piada-mortal-1988

Postar um comentário

0 Comentários